É normal ter dúvidas na hora de escolher um plano de saúde. Para facilitar a vida dos beneficiários a Agência Nacional de Saúde Suplementar está atualizando o Guia de Planos de Saúde, a ferramenta possibilitará que os beneficiários realizem a comparação entre planos.

 

Além disto, a ferramenta contará com informações importantes na hora de auxiliar o consumidor na escolha de seu plano de saúde. Por meio desse recurso será possível verificar qual a rede hospitalar credenciada da operadora, quais são os preços cobrados, qual a área de abrangência, quais são os profissionais que prestam serviço para a operadora, qual o desempenho das operadoras em indicadores de qualificação, como o IDSS e o Monitoramento da Garantia de Atendimento.

 

A consulta por meio dessa ferramenta será realizada através da apresentação de CPF e data de nascimento, tal consulta terá validade de 5 (cinco) dias. No momento da consulta o consumidor terá acesso ao número de protocolo. A impressão do resultado das buscas poderá ser realizada diretamente na ferramenta, e para facilitar ainda mais a ANS permite que a consulta seja enviada ao e-mail do usuário.

 

A pesquisa de planos mostrará a oferta de produtos de acordo com o perfil do usuário, ou seja, produtos compatíveis para troca de plano de saúde com aproveitamento das carências cumpridas e/ou novas contratações.

 

Para esclarecer o funcionamento da ferramenta a ANS elaborou inclusive tutoriais em seu canal no Youtube. A primeira versão do Guia  da ANS foi disponibilizado em 2009, dando agora lugar à uma ferramenta mais prática e didática.

 

É importante que o consumidor saiba que apesar da ANS disponibilizar tal ferramenta, a contratação com a operadora de plano de saúde não é mediada pelo referido órgão. Caso o consumidor tenha interesse na contratação do plano é necessário que ele entre em contato diretamente com a operadora de planos de saúde.

 

A ferramenta facilitará consideravelmente a vida dos consumidores uma vez que será possível visualizar diversas opções de planos de saúde, juntamente com informações importantes sobre a qualidade e as condições mais compatíveis com as necessidades de cada um, possibilitando com isto o direito de escolha do usuário.

 

 

Ana Tereza Nogueira Vilela Betti

 
NEWSLETTER